Grupo Mundaréu

Mundaréu ministra oficina e faz Show no Festival de Inverno de Ouro Preto

Entre os dias 14 e 19 de Julho o Mundaréu fará a oficina de Autos Populares dentro da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, promovido pela UFOP na cidade de Ouro Preto (MG).
No dia 15 de Julho, a partir da 21hs, o grupo recebe André Abujamra para a apresentação do Forféu do Mundaréu, no palco principal do Festival.

A oficina…
A proposta da oficina é a criação de um auto popular, tendo como ponto de partida elementos básicos de diferentes autos tipicamente brasileiros: a quadrilha, os cordões de bichos, a congada e o bumba-boi. Ou seja, a intenção é povoar o imaginário do público, tendo como ferramenta recursos culturais do povo brasileiro: seus sons, personagens, histórias e imagens. Nessa oficina, o processo de concepção de um auto popular será forjado através de uma construção coletiva que inclui a composição das toadas, a aprendizagem de toques e batuques, a construção dos bonecos, cenários, adereços e a manipulação e construção de instrumentos musicais com materiais de reciclagem.
Para esta oficina, o Mundaréu conta com o apoio de Pedro Solak, arte-educador e percussionista curitibano, pesquisador da Cultura Popular e integrante de vários grupos que praticam e estudam ritmos brasileiros.

Mais informações no site:
http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2008/

Anúncios